Descobrir como ter um sorriso perfeito é o desejo da maioria das pessoas que chegam a um consultório odontológico nos dias atuais.

Por isso, o artigo de hoje vai mostrar 5 estratégias que podem ajudar você a conquistar o sorriso dos seus sonhos. Acompanhe e comece, hoje mesmo, a cuidar melhor da sua saúde bucal!

O que caracteriza um sorriso perfeito?

O aprendizado sobre como ter um sorriso perfeito começa na importância da saúde bucal como um todo. Afinal, de que adianta ter dentes alinhados, se eles estiverem comprometidos por cáries?

Quem deseja um sorriso bonito deve ter disciplina na limpeza bucal diária e fazer visitas regulares ao dentista para prevenir e tratar problemas como o tártaro e a gengivite.

Por outro lado, quando o alinhamento dos dentes é inadequado, não é apenas a estética da boca que fica prejudicada. A função mastigatória, a respiração e a qualidade do sono podem ser afetadas.

Por fim, ter dentes brancos e brilhantes é a última característica de um sorriso bonito. Quando todos esses fatores estão presentes, as pessoas podem sorrir com confiança, onde quer que estejam.

Agora que você já sabe o que define um sorriso perfeito, saiba quais são as 5 estratégias mais eficientes para conquistá-lo. Confira!

Como ter um sorriso perfeito em 5 passos?

Os tratamentos de odontologia estética estão cada vez mais modernos e acessíveis, fazendo com que a conquista de um sorriso perfeito esteja ao alcance das pessoas, não importando quanto tempo elas demoraram para chegar ao consultório odontológico com esse objetivo.

O dentista avaliará as demandas de cada paciente e estabelecerá um plano de tratamento personalizado, que pode abranger uma ou mais das estratégias abordadas a seguir.

1. Clareamento dos dentes

Os procedimentos necessários para que você possa exibir dentes brancos e brilhantes começam no consultório odontológico (com a aplicação de um laser) e são continuados em casa (com o uso de um gel clareador).

Porém, os tratamentos caseiros sem supervisão profissional oferecem riscos para a saúde bucal e são contraindicados. Procure sempre a orientação do seu dentista!

2. Uso de aparelhos transparentes

Se você se recusa a descobrir como ter um sorriso perfeito por não gostar da aparência causada pelos aparelhos metálicos, está na hora de ampliar os seus conhecimentos.

Os aparelhos transparentes representam o que há de mais moderno e seguro na ortodontia atual. Eles são feitos de placas removíveis, confeccionadas sob medida, para promover a correção eficiente dos dentes sem comprometer a estética durante seu uso.

3. Cirurgias corretivas

Quando o alinhamento dos dentes é muito comprometido, o paciente deve ser submetido a cirurgias corretivas antes de iniciar o uso dos aparelhos móveis ou fixos.

De maneira geral, os procedimentos são simples e podem envolver, entre outras medidas, a extração de dentes ou a correção do diastema.

4. Implante dentário

Em alguns casos, pode ser necessário realizar um implante dentário, para promover o alinhamento das arcadas e evitar a perda óssea, devido à ausência dos dentes.

Graças ao uso da tecnologia 3D na odontologia, a realização dos implantes tem alcançado resultados cada vez mais eficazes e em menor período de tempo, promovendo mais conforto e satisfação para os pacientes.

5. Mudança nos hábitos diários

Para ter um sorriso perfeito de maneira definitiva, os procedimentos realizados no consultório odontológico devem ser complementados com a adoção de alguns cuidados especiais:

  • escove os dentes após as refeições e faça a limpeza adequada dos aparelhos móveis ou fixos;
  • não se esqueça do fio dental e use raspadores para remover a saburra lingual;
  • evite o consumo de café, chá e refrigerantes de cola, sobretudo durante o tratamento para clarear os dentes;
  • e faça o que for possível para abandonar hábitos como morder objetos ou ranger os dentes — se você for uma pessoa ansiosa, a orientação de um psicólogo pode ser bastante válida.

Com o tratamento odontológico correto e a orientação de um dentista qualificado, você poderá sorrir com confiança em todos os momentos do seu dia.

Quer saber mais sobre como ter um sorriso perfeito ou conferir outras dicas para cuidar bem da sua saúde bucal? Siga a OrthoAligner nas redes sociais: estamos no Facebook, no Twitter e no Instagram!